Travessia Urbana

Viaduto do Castelinho já tem data para ser liberado

Fotos: Charles Guerra (Diário)

A obra da Travessia Urbana de Santa Maria trará uma importante mudança para garantir mais segurança no trânsito num dos trevos que eram campeões de acidentes na cidade no passado. A partir das 13h desta quinta-feira, deve ser liberado o trânsito no novo viaduto do Trevo do Castelinho, no cruzamento da BR-158 com a Avenida Diácono João Luiz Pozzobon e a Faixa Velha de Camobi - é o segundo viaduto liberado na obra, pois o primeiro foi o de acesso ao novo shopping.

Aos 102 anos, morre em Santa Maria ex-combatente da FEB

A unidade local do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) está verificando os últimos detalhes, instalando as últimas placas de sinalização, para garantir a segurança na travessia sobre o viaduto do Castelinho. A obra começou em abril de 2015 e era para ter sido entregue antes, mas uma série de imprevistos provocou adiamentos.

O viaduto tem 100 metros de extensão e foi feito pela Sogel, enquanto as rampas de acesso, pela construtora Continental - a rampa na Avenida Diácono tem 250 metros, enquanto a do início da Faixa Velha, 180 metros. Segundo o Dnit, o custo total foi de R$ 19,2 milhões, incluindo todos os serviços, que incluíram escavação, terraplenagem, drenagem, iluminação, calçadas, paisagismo, ampliação de pistas, vias laterais, asfaltamento e toda a concretagem do viaduto. À noite, ele já está totalmente iluminado, para garantir a segurança.

REDUÇÃO DE CONGESTIONAMENTOS

A liberação do trânsito no Castelinho não acabará totalmente com os congestionamentos naquela região porque o viaduto da Faixa Velha ainda não foi concluído, mas já representará um avanço. Isso porque os veículos que descem a Avenida Diácono e vão para Itaara ou dobrarão à direita, em direção à estação rodoviária, não precisarão mais enfrentar o congestionamento, pois terão o trânsito livre pela pista lateral - é que o trânsito para Camobi passará por cima do viaduto e só deve afunilar perto do viaduto da Faixa Velha. Mesmo esses motoristas deverão ter menos congestionamento, já que a fila não terá mais os veículos que pegarão a BR-158.

Grupo de dança arrecada dinheiro para se apresentar na Europa

- Esse viaduto é extremamente importante para a segurança, pois o trânsito que vai da cidade para Camobi ou para outras cidades, como Porto Alegre, vai passar por cima e não terá mais o cruzamento com a BR-158, onde ocorriam muitos acidentes - diz o chefe da Polícia Rodoviária Federal, Heder Macedo.

A situação só ficará ideal nessa região quando o viaduto da Faixa Velha ficar pronto, mas isso dependerá da retomada das obras.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Entidades comemoram o Natal nesta quinta-feira Anterior

Entidades comemoram o Natal nesta quinta-feira

Próximo

Começa a funcionar terminal de venda de passagens intermunicipais no novo shopping

Geral